Tempo do Corpo (2013-2015)

Tempo do Corpo

Neste criação tomei como ponto de partida, trabalhar sobre a ideia do corpo como um documento que regista a passagem do tempo. Quis trabalhar com corpos maduros e experientes, que pudessem por si só, através da sua expressividade, sustentar essa ideia.

Estes corpos que acarretam memórias e que são marcados pelo tempo, sofrem transformações na mente e no corpo físico, onde se pode sentir e ver, as marcas na pele, nos ossos, nos músculos, nos órgãos, na memória. Estes elementos são importantes, para mim, enquanto matéria viva, que têm uma força, uma energia, uma beleza, de onde emerge uma expressividade densa,  que se interliga com as emoções e as sensações.

Interessa-me trabalhar com os corpos de forma real, com as suas características físicas e explorar de forma absoluta : a presença, a físicalidade, a textura, a massa, a densidade. Não procuro enfatizar ou expor ideias relacionadas com a idade, mas trabalhar o Corpo, como um  documento que regista a passagem do tempo.

Quis trabalhar com estas pessoas de uma forma muito próxima, ouvi-las, tocar-lhes e partilhar alegrias e tristezas, e que o processo de trabalho fosse um espaço de liberdade, onde podem falar, dançar, errar e sentirem-se ligados a eles próprios. O espectáculo é um resultado dessa partilha, dessa energia e um pouco do que são, porque muito ainda há para dizer e fazer, sempre.

Apresentações: Ilhavo, Guimarães, Torres Novas, Estarreja, Fundão, Cartaxo, Oliveira do Bairro, Porto

Direcção e Criação: Sofia Silva

Criação Musical: Rui Viana

Desenho de Luz: Bruno Santos

Fotografia: Pedro Cunha

Filmagens:  Pedro Rufino

Direcção de Produção:  Andrea Sozzi

Produção Executiva e Assistência aos ensaios: Anne Kristol